4 Muffins de uma forma que você nunca viu!

Muffin ou bolinho inglês, independente do nome que você o conhece, ele sempre será um dos melhores doces já inventados! Além de ser delicioso, ele é extremamente versátil, pode ser uma sobremesa, um acompanhamento ou um lanche. O consumo de muffin ainda tem outra vantagem, por serem simples e não tão doces quanto o cupcake, […]
março 11, 2022

Muffin ou bolinho inglês, independente do nome que você o conhece, ele sempre será um dos melhores doces já inventados! Além de ser delicioso, ele é extremamente versátil, pode ser uma sobremesa, um acompanhamento ou um lanche.

O consumo de muffin ainda tem outra vantagem, por serem simples e não tão doces quanto o cupcake, esse bolinho torna-se mais consumido como complemento ou dentro das refeições.

Apesar de parecido com o famoso cupcake, existem muitas diferenças entre eles e antes de mostrarmos as receitas que preparamos com carinho, iremos falar sobre a diferença entre esses bolinhos e como o muffin surgiu!

Origem

Acredita que em meados do século XVII a primeira receita do muffin foi criada? Ele foi criado na Inglaterra, seu nome advém de uma adaptação de uma palavra francesa que significa pão suave.

Publicidade - OTZAds

A França não ficaria de fora na criação dessa delícia, apesar de realmente ter sido criado unicamente pelos ingleses, a França e Inglaterra foram os principais países consumidores do muffin.

A inspiração parar criar esse doce delicioso era um bolinho chamado scone, uma espécie de bolinho frito. O scone foi criado como a intencionalidade de reaproveitar o leite azedo, uma vez que, na época, não se era utilizado leite ou ovos nessas receitas.

As 5 melhores receitas de muffin para você
Imagem e Reprodução: Muffin | Freepik

Não preciso falar que os ingleses amaram o muffin, não é? O bolinho era vendido aos montes no horário do chá e não demorou para a receita atravessar oceanos espalhando-se por todo mundo. Sua aceitabilidade foi gigantesca ao ponto do dia 18 de Dezembro ser conhecido como o dia do muffin!

Para os ingleses e franceses esse bolinho é como nosso brigadeiro, ou seja, precisa ter em todas as festas possíveis. Por ser um bolinho extremamente versátil pode-se fazê-lo na modalidade salgada, na receita original os muffins eram achatados e assados na chapa, consegue imaginar?

Para nós, brasileiros, esse bolinho ganhou diversas releituras. Uma das mais conhecidas é o “bolo de bacia” comum em alguns estados no nordeste do país, como Pernambuco. O bolo de bacia consiste em uma espécie de muffin sem nenhum recheio ou gotas de chocolate e é perfeito para acompanhar um café!

Os bolinhos são iguais?

Apesar de serem muito semelhantes e ambos serem um doce estrangeiro, existem muitas diferenças na textura, receita e principalmente, sabor. Muita gente acredita que a única diferença entre esses dois bolinhos é o fato do cupcake ter uma cobertura densa por cima, mas não é apenas isso.

A única coisa em comum no preparo dos dois bolinhos são os ovos, o leite e a farinha de trigo, que na verdade, são ingredientes básicos para receita de qualquer bolo.

Vale lembrar que em comparação ao muffin, o cupcake é mais doce, principalmente por possuir a cobertura e ser um mini bolo, consequentemente, levando mais açúcar na receita.

Muffin delicioso como você nunca viu! Confira as 5 receitas mais saborosas, simples e práticas de fazer.
Imagem e Reprodução: Muffin | Freepik

No preparo, a diferença dos dois é grandiosa, por exemplo, no muffin não há nenhuma diferença entre a massa e o recheio, no cupcake o recheio só é adicionado depois.

Publicidade - OTZAds

Além disso, o cupcake representa um mini bolo e leva muito fermento, o que o torna mais leve do que o muffin que é menos denso e não leva tanto açúcar em sua composição.

Pronto, agora que você sabe a origem dos muffins e a diferença entre esse amado bolinho e o cupcake, podemos ir para as receitas que preparamos!

Muffin de amoras

Essa é uma combinação que não tem como dar errado! A amora é doce e ideais para serem usadas em sobremesas, o bolinho tem uma massa leve, ideal para essa junção acontecer.

Com eles a criatividade não tem limites. Esses bolinhos podem ser de cereais, frutas, chocolates, doces a única regra é não possuir cobertura. Porém, você pode até encontrar algumas releituras que arriscam uma pouquíssima quantidade de cobertura no topo.

5 muffins de uma forma que você nunca viu!
Imagem e Reprodução: Blackberry muffin | Freepik

A melhor parte é que esse bolinho é ótimo com café, chá, para aniversários ou apenas para um lanche! Por ser uma massa neutra acompanhada de uma fruta doce, esse recheio torna-se ideal para vários momentos, com esses bolinhos quem manda é você!

Não vai perder essa oportunidade, né? Confira nossa receita clicando no botão.

Que tal descobrir outras receitas de sobremesas simples e delicosas? Ficou interessado? Clique aqui e confira!

Muffin de chocolate

Essa receita é ótima para todas as ocasiões, afinal, quem não gosta de chocolate? Perfeito para ser a sobremesa que faltava após o seu almoço, para ser o lanche que te acompanha no trabalho ou até para ser um consolo em um dia cansativo.

5 muffins de uma forma que você nunca viu!
Imagem e Reprodução: Muffin de chocolate | Freepik

Essa receita é simples e prática, em alguns minutos você já tem seus muffins quentinhos, saborosos e prontos para consumo! Também é uma ótima receita para as crianças levarem à escola.

Vai perder a chance de saborear esse delicioso bolinho de chocolate? Eu não perderia se fosse você. Clique no botão e confira!

Publicidade - OTZAds

Muffin fit

Quer saborear esse bolinho delicioso, mas está de dieta? Fique tranquilo, nós te ajudamos nessa! Receita preparada especialmente para quem está em restrição calórica e quer saborear um docinho que não atrapalhe o processo.

Muffins de uma forma que você nunca viu!
Imagem e Reprodução: Apple Muffin | Freepik

Um delicioso bolinho de maçã com baixa caloria, mas mantendo todo sabor que você já conhece! Não vai perder essa maravilha, não é? Confira agora.

Também preparamos uma lista toda especial para você! Já imaginou comer bolo sem a culpa de fugir da dieta? Se sim, esse momento é todo seu! Confira a lista com 10 receitas de bolo fitness pra comer sem culpa.

Receita de muffin de banana com canela

Outra combinação que não tem como dar errado! Banana e canela já são muito conhecidas entre as sobremesas por serem excepcionais juntas, imagina com um bolinho super fofinho junto? É só alegria.

Muffins de uma forma que você nunca viu!
Imagem e Reprodução: Banana Muffin | Freepik

Em alguns minutos você pode ter esse delicioso muffin da sua combinação favorita! Os ingredientes são de fácil acesso, ou seja, você não precisa se preocupar em comprar coisas mirabolantes. Geralmente, esses ingredientes são achados facilmente em uma rápida conferida no armário.

Vale lembrar que quanto mais doce e madura estiver sua banana, mais doce irá ficar seu muffin, por isso, fique tranquilo para, se preferir, alterar a quantidade de açúcar presente na receita.

Publicidade - OTZAds

Caso queira seus bolinhos em maior quantidade, você pode duplicar e até triplicar a receita, basta medir os ingredientes corretamente que tudo dará certo, sem maiores problemas.

Gostou das receitas? Esperamos que sim. Não esqueça de continuar acompanhando o Varanda do Bolo para ter acesso a outras deliciosas receitas que preparamos diariamente para você!

Ganhar dinheiro kwai
Ganhar dinheiro kwai
Você também pode gostar
Varandadobolo logotipo colorida

Melhor website sobre bolos, sobremesas e doces do Brasil! 

Categorias

Grupo Reciperie


© Guia da Gastronomia. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.

Carregando suas receitas…

0