• Início
  • Listas
  • Essas 10 Receitas de Bolo de Milho vão te deixar com água na boca
Anúncio Publicitário

Todos que provam o bolo de milho imediatamente se tornam fãs! O bolo de milho não é só um dos melhores bolos de todos, como também é muito fácil de fazer. Infelizmente, ele também é um dos bolos mais subestimados dentre todos os outros na confeitaria.

 bolo de milho
Conheça essas receitas de bolo de milho inesquecíveis

Vamos mudar essa imagem? Conheça essas receitas super originais de bolo de milho e nos ajude a provar que ele pode ser servido e apreciado em muitas outras ocasiões além da Festa Junina!

Dicas para o preparo de Bolos de Milho

Anúncio Publicitário

Para preparar todas essas receitas de bolo de milho, é bom ter algumas cartas na manga para agilizar e otimizar o seu preparo. Veja algumas dicas cruciais:

  • Use o leite de coco ao invés do leite de vaca! Coco e Milho são uma combinação perfeita.
  • Não jogue a lata de milho fora! Você pode usá-la como medida para os outros ingredientes.
  • Use formas menores! Embora leve fermento, a massa do bolo de milho não costuma crescer muito.

Cada preparação tem suas dicas, mas essas são as principais. Por exemplo, o bolo cremoso merece mais atenção e cuidado, mas mostraremos isso mais tarde.

Receitas de Bolo de Milho

Anúncio Publicitário

O bolo de milho é de presença obrigatória em todas as festas juninas, mas você já se perguntou de onde veio a ideia de fazer um bolo de milho? Esse alimento tão versátil e completo que faz parte da rotina dos brasileiros tem sua origem bem longe, junto dos indígenas tupis guaranis!

Conheça essas receitas de bolo de milho inesquecíveis

Portanto, podemos afirmar que o bolo de milho é de origem 100% brasileira, o que nos dá mais uma motivação para adicionar o conhecimento dessas receitas em quantas pessoas pudermos. Temos que nos orgulhar das nossas origens e cultura, e a gastronomia é uma forma perfeita de fazer isso.

Receita de Bolo de Milho Clássico

Anúncio Publicitário

Para aprender as receitas mais mirabolantes e diferentes, primeiro tem que se conhecer o básico. Por isso, escolhemos iniciar a nossa lista com essa receita clássica e bem simples.

Os bolos de milho podem der milhares de adaptações e adicionar alguns dos ingredientes mais inusitados na sua composição, mas sabemos que às vezes o “menos é mais” acaba levando toda a glória!

Conheça essas receitas de bolo de milho inesquecíveis
Conheça essas receitas de bolo de milho inesquecíveis

Por isso, não deixe de testar essa receita bem básica, já que ela é perfeita para um lanche da tarde simples com a família e amigos, bebendo um cafézinho fresco e delicioso!

Ingredientes do Bolo de Milho Clássico

Nela, você pode optar pelo milho em lata ou a espiga de milho ralada (se optar pela espiga de milho, guarde o bagaço para usar em uma receita muito interessante que temos abaixo).

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de milho
  • 2 ovos (claras e gemas separadas)
  • 2 vidros de leite de coco (400ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • Margarina e farinha de trigo para untar
  • Açúcar e canela para polvilhar

Não esqueça de deixar todos os ingredientes previamente separados, assim facilita o preparo e causa muito menos tumulto e bagunça na sua cozinha!

Modo de preparo do Bolo de Milho Clássico

Deliciosa e bem simples, você pode prepará-la no liquidificador! Siga atentamente às instruções de preparo para não cometer erros no seu bolo. Não esqueça de aplicar as nossas dicas na sua receita!

  1. Bata no liquidificador o açúcar, a manteiga, a farinha, o milho, as gemas e o leite de coco até ficar homogêneo.
  2. Despeje em uma vasilha, o fermento e as claras batidas em ponto de neve e misture delicadamente com uma colher.
  3. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.
  4. Deixe esfriar e desenforme.
  5. Sirva polvilhado com açúcar e canela.

Agora é só saborear essa delícia e passar aquele cafézinho para acompanhar! Se aprender a fazer esse bolo de milho clássico, conseguirá fazer qualquer outro muito mais facilmente.

Receita de Bolo de Milho Verde

Anúncio Publicitário

Depois da receita clássica acima, trouxemos essa versão quase idêntica para te mostrar que até as pequenas diferenças dão um resultado super marcante em cada receita!

A lista de ingredientes dessa receita de Bolo de Milho Verde é quase igual a do Bolo de Milho Clássico, com ressalva em dois ingredientes: Substituímos o leite de coco pelo leite normal e o milho em lata por milho em espiga.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Podem parecer mudanças insignificantes, mas tanto economicamente quando no sabor há mudanças marcantes. O leite de vaca é mais acessível que o leite de coco, assim como a espiga de milho é mais acessível que a lata. Mas a textura dessa receita é que mais a difere da outra, porque tem uma massa mais firme e um sabor mais intenso!

Clique aqui para checar essa receita deliciosa de Bolo de Milho Verde!

Receita de Bolo de Milho com Queijo

Anúncio Publicitário

Umas misturas mais deliciosas do mundo dos bolos de milho é essa de bolo de milho com queijo! Poucas pessoas pensam em misturar queijo em sobremesas, mas existem várias provas de que essas misturas são deliciosas.

Por exemplo, Romeu e Julieta é uma combinação clássica no mundo dos doces e existem vários bolos que tem essa mistura! Além disso, o queijo também é muito usado em pudins e mousses, portanto é muito usado nos doces e fica uma delícia.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

O queijo deixa essa receita de milho muito cremosa e fofinha Já que o bolo de milho tende a ficar um pouco mais ressecado, o queijo é a alternativa perfeita para deixar esse bolo ultra cremoso!

Clique aqui e acesse essa receita fantástica de Bolo de Milho com Queijo!

Receita de Torta de milho verde com ora-pro-nóbis

Anúncio Publicitário

Essa é a receita mais diferentona de toda a lista! É sempre bom testar algo novo, então porque não considera fazer esse bolo salgado (ou torta) de milho verde com ora-pro-nobis?

Ora-pro-nóbis é uma planta muito gostosa e que combina muito bem com receitas salgadas! Apesar de não ser tão comum, garantimos que seu sabor é uma delícia e que você não vai se arrepender de testar essa receita.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Essa torta de milho verde com ora-pro-nóris é perfeita para quem está buscando uma receita diferente para almoço ou um evento, fica uma delícia se acompanhada por uma Salada caprese tradicional!

Veja aqui essa receita fantástica de Torta de milho verde com ora-pro-nóbis!

Receita de Bolo de Fubá com Milho Verde

Anúncio Publicitário

Dois ingredientes que andam colados é o fubá e o milho! Tantos os bolos só de fubá quanto os só de milho carregam um sabor único e são receitas que nos prendem e fazem sempre querer repetir a fatia, não é?

Nós gostamos tanto de bolos de fubá que criamos uma lista especialmente para essas receitas! Se você também adora bolo de fubá e quer aprender algumas receitas, dê uma olhada na nossa lista de Bolos de Fubá.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

O fubá ajuda a dar uma consistência mais cremosa para esse bolo, que fica mais fofinho do que a maioria da nossa lista! Por usar fubá, a farinha de trigo fica em segundo plano e o sabor do milho e atenuado, o que melhora essa receita em 1000%!

Clique aqui e acesse essa Receita de Bolo de Fubá com Milho Verde!

Receita de Bolo de milho verde da Dona Lucinha

Anúncio Publicitário

Essa super receita de Bolo de Milho verde da Dona Lucinha é a que junta todos os melhores ingredientes que podem compor o bolo de milho e torna tudo bem saboroso!

Alguns ingredientes presentes nessa receita são: o flocão de milho, erva-doce e queijo! Todos esses ingredientes ficam deliciosos no bolo de milho separadamente, porque não ficariam ainda melhor juntos?

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Se aventure nessa receita fantástica e descubra novos sabores que você nunca pensou em experimentar antes. Sabemos que é meio difícil confiar em uma receita que manda misturar tantos ingredientes esquisitos, mas confia que o resultado fica fantástico!

Clique aqui para ver essa receita de Bolo de Milho Verde da Dona Lucinha!

Receita de Bolo de Bagaço de Milho

Anúncio Publicitário

Usou sua espiga de milho e não sabe o que fazer com o bagaço? Não jogue fora! Você pode facilmente transformar o que antes seria lixo em um bolo delicioso para comer no seu lanche da tarde com a família.

Parece inacreditável, não é? Mas acredite, muitos dos ingredientes que antes jogaríamos fora servem para fazer receitas completamente inusitadas e isso evita muito desperdício!

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Para aprender novas formas de reutilizar suas sobras em novas receitas fantásticas, dê uma olhada nessa receita e já tenha um ponto de partida para testar coisas novas!

Veja aqui essa Receita de Bolo de Bagaço de Milho!

Receita Bolo de Milho com Pinhão

Anúncio Publicitário

O pinhão é uma semente muito saborosa que fica perfeita em receitas doces, ela vem sendo utilizada cada vez mais em diversas receitas pelo país, mas quase ninguém realmente experimentou um prato com essa semente.

Mas não deixe isso te assustar! Ela é muito gostosa e riquíssima em fibras e outras propriedades mais. Ao adicioná-la na sua receita, seu bolo fica bem mais saudável e o sabor vai ter um toque muito especial.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Sem contar que o milho é o ingrediente perfeito para acolher essa semente, já que tem um sabor um pouco mais salgado e a sua consistência fica mais firme. Se você já fez essa receita na sua casa, deixe nos comentários dizendo como foi a experiência!

Veja aqui essa receita fantástica de Bolo de Milho com Pinhão!

Receita de Bolo de Flocão de Milho

Anúncio Publicitário

Principalmente nas famílias nordestinas, o flocão é um ingrediente frequente e que está sempre presentes no armário da cozinha. Além de preparar o clássico cuscuz nordestino, o flocão também possibilita que você faça esse delicioso bolo.

Por isso, se quiser fazer um bolo de milho mas falta a espiga ou uma lata de milho em casa, opte pelo flocão que garantimos que o sabor fica tão deliciosos quanto!

Conheça essas receitas de bolo de milho inesquecíveis
Bolo de Flocão de Milho

Ele substitui perfeitamente o milho nessa receita e é muito simples de se preparar, teste aí na sua casa e nos diga o que achou ou se já sabia dessa dica!

Clique aqui para conferir essa receita!

Receita de Bolo de Milho Cremoso

Anúncio Publicitário

Esse bolo é o ideal para fazer em um lanchinho da tarde para acompanhar um café ou chá bem fresco! Você pode adicionar canela nele que também fica uma delícia ou erva doce para dar uma acentuada no sabor.

Como os bolos de milho tem uma tendência a ficar um pouco mais secos e firmes que o demais, essa receita traz uma alternativa diferente para quem quer apreciar um bolo mais cremoso e saboroso.

Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho
Conheça essas receitas inesquecíveis de bolo de milho

Ele chega a desmanchar na boca de tão cremoso! Temos certeza que você não vai se arrepender de testar essa receita fantástica e deliciosa na sua casa, é só separar os ingredientes e mãos na massa!

Ingredientes do Bolo de Milho Cremoso

Os ingredientes são bem básicos, nada muito diferente do que você já viu nas outras receitas de bolos de milho!

  • 1/2 xícara(s) de chá de óleo
  • 1 e 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
  • 400 mililitro (ml) de leite de coco
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 2 xícara(s) de chá de farinha de milho grossa (flocão)
  • 1 colher(es) de café de sal
  • 2 xícara(s) de chá de milho verde lavado e escorrido
  • 1/2 xícara(s) de chá de coco ralado
  • 2 colher(es) de sopa de fermento químico em pó
  • 150 grama(s) de goiabada (opcional).

Não esqueça de deixar todos os ingredientes separados antes do início da receita. Assim você facilita o preparo e faz muito menos bagunça na sua cozinha.

Modo de Preparo do Bolo de Milho Cremoso

Siga atentamente as instruções de preparo e aplique algumas das nossas dicas na preparação. Assim você conseguirá fazer um bolo de milho cremoso perfeito!

  1. No liquidificador, bata o óleo, o açúcar e o leite de coco.
  2. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo, a farinha de milho e o sal.
  3. Como a massa ficará pesada, cuidado para não queimar o aparelho: dê uma ajuda com uma colher, à medida em que coloca as farinhas.
  4. Transfira a massa para uma tigela.
  5. Bata, separadamente, o milho verde no liquidificador. Não bata muito, para não perder o aspecto rústico do alimento.
  6. Junte o milho à massa separada e acrescente o coco ralado.
  7. Misture bem com uma colher.
  8. Adicione o fermento.
  9. Mexa suavemente, apenas para misturá-lo.
  10. Despeje a massa em uma assadeira média, já untada com óleo e enfarinhada.
  11. Se quiser acrescentar goiabada, pique pequenos pedaços O doce vai derreter com o calor e ficará cremoso.
  12. Leve ao forno.
  13. Deixe assando a 180 °C por 45 minutos.
  14. Depois, mantenha por mais 10 a 15 minutos entre 200 ºC e 220°C.
  15. Retire do forno após o teste do palito – se sair limpo, é sinal de que a massa está completamente assada.
  16. Deixe o bolo esfriar e só o retire da assadeira quando estiver frio, para que não se quebre.

E prontinho! A goiabada derretida dá uma cremosidade extra, então é uma ótima pedida.

Galeria dos Bolos de Milho da Varanda do Bolo

Anúncio Publicitário

Para te dar um incentivo maior para preparar algum dos bolos mais deliciosos que apresentamos nessa lista, nós fizemos essa galeria linda com essas fotos lindas das nossas receitas! Sabemos que você deve estar com água na boca só de olhar, o que é um incentivo e tanto!

E aí, gostou das nossas receitas? Então não perca tempo e escolha a sua receita ideal e já comece a testar os preparos aí na sua casa! Temos certeza que você vai fazer um bolo delicioso, porque tem as nossas dicas e os nossos passos bem simples.

Por que preparar um bolo de milho hoje?

Anúncio Publicitário

Os bolos de milho são brasileiríssimos e uma delícia para preparar no dia a dia, se você sabe como fazer pelo menos uma das receitas dessa lista vai saber como isso é verdade. Mas para dar um incentivo para que você teste uma dessas receitas hoje na sua casa, nós dizemos que a melhor parte é a facilidade com o preparo!

Diferentes dos outros bolos, para preparar esse não é necessário muito trabalho tampouco etapas complicadíssimas. É só abrir uma lata de milho em conserva e colocar no liquidificador com os outros ingredientes! E aí, está esperando o que?

Volte Sempre

Anúncio Publicitário

Esperamos que vocês tenham adorado essa receita de Bolo de Milho tanto quanto nós! Se gostou, não deixe de compartilhar essas lista e comentar se conseguimos te ajudar a encontrar sua receita de bolo de milho ideal. Continuem acessando a Varanda do Bolo para ver mais receitas deliciosas e originais, até a próxima!

Veja também essa lista de Receitas de Bolo de Fubá perfeitas para o lanche da tarde.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário

Varanda do Bolo

Varanda do Bolo é um Website do Grupo Guia da Culinária focado em Bolos e Massas Doces.